Primeira Liga pode virar fórum nacional de clubes

Vinícius Dias

Fora do calendário de 2019, a Primeira Liga deverá ter seus rumos definidos em março, quando os dirigentes serão convocados para reunião. À espera do encontro, ganha força nos bastidores a possibilidade de a entidade fundada no eixo Sul-Minas-Rio se transformar em um fórum nacional de debates entre os clubes. Conforme o Blog Toque Di Letra apurou, a alternativa desperta o interesse até mesmo de não filiados, especialmente da Série B, que têm mantido contatos com o presidente Marcus Salum.

Londrina conquistou título em 2017
(Créditos: Gustavo Oliveira/LEC)

Na nova composição, além dos atuais 19 membros - nove deles da Série A e sete da própria Série B -, a entidade passaria a representar os interesses de um bloco de clubes da divisão de acesso. "Tenho sido procurado por muitos clubes da Série B para a gente fazer reuniões setoriais", confirma Marcus Salum. À frente da Primeira Liga desde o fim de 2017, o presidente do América é considerado uma das principais lideranças da Série B, tendo encabeçado as negociações com a TV em 2015.

Sub-23 e volta em 2020 em pauta

Entre os filiados da elite, um dos principais entusiastas da Primeira Liga como fórum de debates é o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior. O dirigente tem defendido o formato desde o surgimento da entidade, em 2015. Internamente, são cogitadas pelo menos mais duas alternativas: o retorno da Copa ao calendário a partir de 2020, no período de pré-temporada, e a transformação em torneio sub-23 ou de base. Também não está descartada a possibilidade de extinção, caso não haja consenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário