Diego Costa, que disputará sua segunda Copa do Mundo a partir
desta sexta, já chamava a atenção jogando por clube de Itajubá

Vinícius Dias

Em 17 de maio de 2013, Diego Costa foi manchete mundial ao comandar a vitória do Atlético de Madrid sobre o Real Madrid por 2 a 1 na final da Copa do Rei e, de quebra, desbancar o astro Cristiano Ronaldo na artilharia. Nenhuma surpresa para quem conhecera aquele camisa 19 ainda nas categorias de base, a mais de 8,2 mil quilômetros da capital espanhola. "Ele já era um centroavante abusado, muito competitivo, que dividia, voltava", lembra Paulo Salomão, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Desportiva Yuracan Futebol Clube, ao Blog Toque Di Letra.


Hoje naturalizado espanhol, Diego Costa é o personagem mais recente da legião de campeões com passagem pela equipe de Itajubá, tesouro do Sul de Minas Gerais. O sergipano, à época vinculado ao Barcelona Esportivo Capela, de São Paulo, foi registrado na Liga Itajubense em 2004. "Ele veio junto com outros jogadores, até com um primo dele. Disputou um torneio juvenil com a gente, no Rio de Janeiro, até o matriculamos para estudar. Depois, ele voltou para São Paulo, foi para Portugal e para a Espanha", destaca Salomão, cuja família, desde os primórdios, é ligada ao Yuracan.

Diego Costa registrado pelo Yuracan
(Créditos: Yuracan Futebol Clube/Arquivo)

A história do clube alvinegro teve seu primeiro capítulo em 03 de maio de 1934. O nome, em tupi-guarani, foi uma homenagem ao Huracán, quatro vezes campeão argentino entre 1921 e 1928, que havia excursionado pelo Brasil durante a Copa do Mundo de 1930. "Na época, quem passava no vestibular do Instituto Eletrotécnico, atualmente Unifei, jogava em um time. E existia outro, que tinha vários apelidos. O ponta-esquerda Monge (Mozart Salles), que era vendedor de seguros, poeta e, inclusive, fez o hino do Yuracan, teve a ideia de colocar esse nome", detalha.

Recorde que nem o Rei superou

Se Diego Costa ainda povoa o imaginário contemporâneo, entre os mais antigos a referência é outra: Dondinho. "Eu tenho 67 anos. Nem nascido era. Mas vejo meu irmão, meu pai e antigos dirigentes contarem", diz Paulo Salomão. O atacante, que já aposentado teve o prazer de ver o primogênito Edson se tornar o Rei Pelé, alcançou com a camisa do Yuracan um feito que nem mesmo o filho igualou. "Em 1939, ele fez cinco gols de cabeça na vitória por 6 a 2 no clássico contra o Smart. Antes de ele falecer, no aniversário dele, enviei a foto do jogo", completa o dirigente.

Dondinho: pai do Rei ao lado de Elói
(Créditos: Yuracan Futebol Clube/Arquivo)

Médico, Salomão se dedicou nos últimos anos ao resgate da história do clube. Os relatos explicam, entre outras coisas, a chegada de Dondinho. "Aqui tem uma fábrica de armas que pertence ao Exército. Na época, o capitão Elói veio para ser o chefe da parte militar. Ele trazia o Dondinho, que havia servido em Três Corações com ele, para jogar", revela. Na sequência, o destino tratou de distanciá-los: enquanto o atacante vestiu as camisas de Atlético e Fluminense, Elói Menezes, já com a patente de general, se tornou presidente do hoje extinto Conselho Nacional de Desportos (CND).

Do Yuracan à seleção brasileira

Se o pai do Rei não chegou à seleção, 21 anos depois, outro atacante foi convocado durante a passagem pelo Ganchão: Chiquinho Castro. Às vésperas das Olimpíadas de Roma, em 1960, a seleção esteve em Itajubá e foi derrotada pelo Yuracan, reforçado por destaques de equipes locais. O belorizontino balançou as redes quatro vezes. "Chiquinho, também chamado de 'Pelé Branco', foi então para Roma", relembrou, durante a Rio 2016, a Unifei, onde Castro se formou em Engenharia, em 1964, após ter disputado seis jogos e marcado dois gols com a amarelinha.

Estádio Coronel Belo Lisboa, em Itajubá
(Créditos: Yuracan Futebol Clube/Arquivo)

Ausente de competições profissionais desde 2005, a esperança de volta aos grandes dias no estádio Coronel Belo Lisboa passa pela base. "Temos mais ou menos 200 alunos na escolinha. Começa no baby foot (a partir de quatro anos)", afirma Paulo Salomão. O otimismo é digno de quem, ali mesmo, viu outro vencedor dar seus primeiros passos: o lateral-direito Élder Granja, campeão da Libertadores e do Mundial pelo Internacional, em 2006. "Quem pagava o apartamento em que ele morava era eu". Como prega seu hino: Yuracan, o orgulho da Manchester sul mineira.

Um comentário:

  1. Gosto de ler histórias do clube YURACAN. Fiz parte deste clube no ano de 1968. Era conhecido por Tio Paca ou Souza Neto.

    ResponderExcluir