Primeira Liga deve ter novo formato em 2018

Vinícius Dias

O futuro da Copa da Primeira Liga começará a ser definido em 05 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Na data, ocorrerá a primeira reunião sob o comando de Marcus Salum, eleito em dezembro para comandar a entidade no biênio 2018/2019. "Tenho um projeto em mãos e, nesta segunda-feira, vou convocar os clubes. Vou aproveitar os arbitrais das Séries A e B e a presença de todos lá", confirma o presidente ao Blog Toque Di Letra.


Inicialmente, a expectativa era de que o calendário e o formato para 2018 fossem discutidos ainda no ano passado, no encontro que marcou a eleição do dirigente do América. A ausência de representantes de sete - Atlético/MG, Atlético/GO, Avaí, Chapecoense, Criciúma, Grêmio e Internacional - dos 16 filiados aptos a disputar, no entanto, adiou o debate. Pelo estatuto, os clubes da Série C - Joinville, Luverdense e Tupi - estão fora.

Dérbi teve maior público da Liga em 2017
(Créditos: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Na reunião de 05 de fevereiro, o novo presidente apresentará a proposta de uma competição exclusivamente de mata-matas. "Em vez de dividir os clubes em chaves, transformar em uma copa, como a Copa do Brasil. Oitavas de final, quartas de final, semifinal e final", revela. Neste formato, a Copa da Primeira Liga ocuparia entre quatro - com jogo único em todas as fases - e oito datas - caso os confrontos tenham ida e volta.

Expectativa de recorde de estados

A tendência é de que o torneio, disputado entre janeiro e outubro na temporada passada, aconteça durante a Copa do Mundo neste ano. Um dos maiores entraves é a possibilidade de a Série B ter jogos no período, o que reduziria as alternativas de datas para seis dos filiados. A Série A, que reúne outros dez, será paralisada. Caso todos os clubes aptos participem, sete estados serão envolvidos na terceira edição.

6 comentários:

  1. A ideia da primeira liga deve ser melhor trabalhada, com jogos no nordeste e norte, usando os estádios da Copa de 2014, atraindo a presença de público. Talvez utilizando a época de pré temporada!

    ResponderExcluir
  2. O calenderario do futebol brasileiro é muito apertado. Excessos de competições e pouca qualidade. EssE torneio da primeira liga não acrescenta nada. Totalmente sem interesse por parte do público. E se for disputado durante o recesso para mundial aí e que não dará ibope mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Lixo caça níquel.
    Todas as equipes embolsam cotas de tv e colocam jogadores reservas ridículos para enganar.
    Ao invés de perder tempo com isso arrumem os times e ganhem a libertadores aí vão para o mundial ganhar dinheiro e valorizar jogadores.

    ResponderExcluir
  4. A primeira liga deveria aeguir o modelo da copa do nordeste e copa verde, competições ja consolidadas com grande atrativo para os clubes, patrocinadores e torcida.

    ResponderExcluir
  5. é a copa mais sem sentido que ja vi...

    ResponderExcluir
  6. A Primeira Liga sempre teve os contras,no início me pareceu uma boa ideia,mas agora tinha que acabar em minha opinião,já deu pra notar que não vai chegar a lugar nenhum,contrariando as expectativas.

    ResponderExcluir