Atlético e Cruzeiro no top 20 mundial de jogos

Vinícius Dias

Rivais nos gramados mineiros, Atlético e Cruzeiro aparecem quase lado a lado em um incômodo ranking: o de clubes que mais jogaram no mundo nos últimos dez anos. De acordo com levantamento realizado pela Pluri Consultoria, o alvinegro está em 18º lugar, tendo disputado 648 partidas oficiais entre 2008 e 2017. Com 639, a Raposa ocupa a 20ª colocação. O top 10 é formado exclusivamente por brasileiros.


Entre os 50 clubes que mais vezes entraram em campo no período, 28 são do Brasil. Na liderança do ranking está o Internacional, que acumulou 713 jogos. Da Série A, as exceções são América e Chapecoense. Por outro lado, a Europa conta com apenas 11 representantes, de quatro países. O multicampeão Barcelona, quem mais jogou no Velho Continente entre as temporadas de 2008 e 2017, ocupa a 29ª posição, com 593 atuações.

Rivais somaram 1.287 jogos no período
(Créditos: Pedro Souza/Atlético-MG)

"Esse ranking dominado por brasileiros reflete o impacto dos estaduais, que respondem por 25% dos jogos do nosso calendário, resultando em uma média de 20 jogos a mais para os nossos clubes em relação aos europeus. Jogos esses de nível técnico e comercial mais baixo, resultando em desinteresse do público e parceiros comerciais. Um verdadeiro jogo de perde-perde", analisa o economista Fernando Ferreira, diretor da Pluri.

Atlético na média, Cruzeiro acima

Mesmo eliminado das copas Sul-Americana e do Brasil, o Atlético manterá a média de 64,8 jogos por ano registrada entre 2008 e 2017. Somando as 31 rodadas restantes do Brasileirão, o time alvinegro fechará a temporada com 65 partidas. Já o Cruzeiro, que teve média de 63,9 no período, disputará entre 65 e 79 jogos - em caso de nova final da Copa do Brasil, conquista da Libertadores e chegada à decisão do Mundial.

(Créditos: Pluri Consultoria/Divulgação)

Um comentário: