Cruzeiro garante vantagem recorde entre rivais

Vinícius Dias

Três dias depois de vencer o clássico por 1 a 0, na Arena Independência, e assegurar a liderança do Campeonato Mineiro com duas rodadas de antecedência, o Cruzeiro voltou a levar a melhor em um duelo com o Atlético. Desta vez, fora de campo. Com os três pontos conquistados no triunfo por 3 a 0 sobre a URT, na noite dessa quarta-feira, no Mineirão, a Raposa terminará a primeira fase com vantagem recorde sobre o rival alvinegro em 14 edições disputadas no formato com 12 clubes.


Os comandados de Mano Menezes chegaram a 28 pontos, enquanto o time de Thiago Larghi tem 12, com uma partida a menos - o Galo enfrenta o Uberlândia, nesta quinta-feira, no Parque do Sabiá. Ao fim da 11ª rodada, as equipes estarão separadas por pelo menos dez pontos. Até então, o recorde havia sido registrado em 2016, quando o Cruzeiro terminou nove pontos à frente: 29 contra 20. A favor do Atlético, a maior vantagem foi de apenas um ponto, nas edições de 2009 e 2012.

Arrascaeta e Thiago Neves marcaram
(Créditos: Cristiane Mattos/Light Press)

No domingo, ante o Patrocinense, a Raposa terá a chance de bater mais duas marcas: melhor defesa e melhor campanha da primeira fase em 14 edições. Em dez rodadas, o time celeste sofreu apenas um gol. As defesas recordistas na primeira fase foram vazadas quatro vezes: Cruzeiro, em 2014, e Caldense, em 2015. Com 28 pontos e 18 gols de saldo, a liderança geral no formato depende de uma goleada por pelo menos cinco gols de vantagem - em 2013, o clube somou 31 pontos, com 22 gols de saldo.

Números celestes no Mineiro - até a 10ª rodada:

Retrospecto: 9 vitórias e 1 empate
Aproveitamento: 93,3% - 28 pontos
Gols marcados: 19 / Gol sofrido: 1
Artilheiro: Rafinha - 5 gols

3 comentários:

  1. Realmente o que vale no Mineiro é a final, dificilmente os dois não são finalistas, com exceção do Cruzeiro que de alguns anos para cá vem caindo na semi.

    ResponderExcluir
  2. Ai voce ve a irrelevancia desse fato no formato que é o campeonato. Em 2016 com toda essa vantagem o Cruzeiro se quer chegou a final e esse ano se perde no mata a mata, idem. E mais ainda, voce pode chegar a final do campeonato, invicto, sem tomar gol e no jogo final perde de 1 x 0 e ja era titulo. Te que ser genio para elaborar algo assim.

    ResponderExcluir
  3. De fato é muito bom estar à frente, e no Mineiro ficar á frente por mais de dez pontos é muito humilhante para o Rival seja ele qual for. Dez pontos no campeonato mineiro é muito. Dói demais né? Vai Raposa astuta, vamos ser campeões.

    ResponderExcluir